Saúde
O Centro de Atendimento Especializado oferta atendimento especializado específicos com equipe multiprofissional a pessoa com deficiência na habilitação e reabilitação.
SAÚDE – CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
O Centro de Atendimento Especializado da APAE de Garça tem como proposta oferecer atendimento especializado a criança, adolescente e adultos com diagnóstico de deficiência intelectual, deficiência múltipla e transtorno do espectro autista que necessitam de apoio, acompanhamento e atendimento específicos com equipe multiprofissional, nas áreas, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, acompanhamento e atendimento específicos com equipe multiprofissional, nas áreas, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social e trabalha as modalidades de Equoterapia, Psicomotricidade, Hidroterapia e Pediasuit.
Os serviços realizados abrangem, triagem, avaliação, atendimento, estimulação, orientação e acompanhamento relacionado ao neurodesenvolvimento dos pacientes.
Psicologia
O atendimento em psicologia enfoca desde a estimulação precoce, como a promoção da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo (desde que associada à deficiência intelectual); desenvolvendo aspectos emocionais, sócio-afetivos e intelectuais para uma integração no seu sentido amplo com o meio social.
Fisioterapia
Com objetivo de evitar encurtamento muscular, melhorar ou manter trofismo, melhorar ou manter tônus, estimular e manter o equilíbrio, inibir padrões patológicos, prevenir contraturas e deformidades e estimular a coordenação motora e consequentemente melhora em sua qualidade vida.
Terapia Ocupacional
Buscar por meio da atividade a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemáticas específicas, como alterações físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, apresentem temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação social. Tais intervenções podem acontecer na área da saúde, educação e da esfera social.
Fonoaudiologia
Atender pacientes que apresentam atraso na aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem, alterações miofuncionais, motricidade oral, funções básicas (mastigação, respiração, sucção e deglutição) e alterações na comunicação oral e escrita.
Psicopedagogia
Promover avaliação e intervenção psicopedagógica para auxiliar na aprendizagem, contribuir para os processos de inclusão escolar e social; compreender e propor ações frente às dificuldades de aprendizagem; mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem; articular ação pedagógica com profissionais de áreas afins para atuar em diferentes ambientes de aprendizagem.
Serviço Social
A Assistência Social é uma política de proteção social articulada a outras políticas sociais destinadas a promoção da cidadania. Apoiar a família em escuta qualificada e no acolhimento, realizando os encaminhamentos necessários, tanto externos quanto para os demais profissionais da equipe multidisciplinar.
Pediasuit
O Pediasuit é considerado um recurso terapêutico composto por uma vestimenta ortopédico-terapêutica combinada com sessões de terapia intensiva de fisioterapia baseadas em um intenso e específico programa de exercícios para o tratamento de pessoas com paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ataxia, atetose, autismo, transtornos vestibulares, traumatismo crânio encefálico, síndrome de down, síndromes genéticas, mielomeningocele e má formação congênita.
Hidroterapia
A hidroterapia é considerada uma das possibilidades de reabilitação dentro da fisioterapia, sendo realizada com a presença de um fisioterapeuta com pacientes em grupo ou individual. Geralmente, a técnica é realizada dentro de uma piscina aquecida em um ambiente projetado para receber pacientes com diversas patologias, inclusive os que fazem uso de algum auxílio para sua locomoção.
A principal vantagem do uso da água é que ela atua de diversas maneiras sobre o corpo do paciente, favorecendo a redução do peso corporal e permitindo maior liberdade de movimento, possibilitando que o fisioterapeuta trabalhe grandes grupos musculares com direções e amplitudes variadas.
Equoterapia
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. (ANDE BRASIL, 2010). A Equoterapia é desenvolvida ao ar livre, onde o indivíduo estará intimamente ligado a natureza, proporcionando assim a execução de exercícios psicomotores, de recuperação e integração, completando ás terapias tradicionais em clínicas e consultórios. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Psicomotricidade
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (Associação Brasileira de Psicomotricidade).
Intervenção Terapeutica Baseada na Integração Sensorial
A sala tem como objetivo facilitar o processamento sensorial adequado do paciente para que o mesmo seja capaz de organizar, interpretar sensações e alcançar respostas adaptativas de forma satisfatória, de modo que favoreça seu desempenho ocupacional.